domingo, 16 de setembro de 2007

74

Tenho um amigo virtual que é minha referência em termos culturais. Praticamente tudo de diferente e bom que eu conheço, foi ele quem me apresentou. Seu nome é Diógenes (pelo menos foi assim que ele se apresentou pra mim) e eu nem me lembro mais como foi que começamos a conversar... Só sei que já tem muito tempo! E esse blog aqui, em parte, também é culpa dele, já que era ele quem me chamava de "Menina quase triste, quase feliz"... Quando a gente tá conversando pelo MSN e ele pergunta se pode me mandar alguma coisa, posso saber que lá vem coisa boa! E hoje, um pouco mais cedo, ele me perguntou se podia mandar uma coisa, (eu sempre deixo, claro!!!) e mandou esse trecho aí embaixo... Ai eu li e fiquei pensando... Eu li esse livro quando eu era pequena, morava lá em Pitangui ainda... E eu vim pra BH com 11 anos... Nossa, complexo demais o assunto desse livro pra uma criança conseguir entender... E até agorinha mesmo eu achava que se tratava de um livro infantil... Infantil nada! Tem muito adulto que até hoje num entende nada de cativar... Se bem que, por outro lado, crianças são mestras nisso, né? Mesmo sem entender direito o que é isso... E dentre outras tantas coisas de que tenho saudade, me deu saudade de mais essa agora... Me deu vontade de lembrar o que eu senti quando li O Pequeno Prícipe, sei lá quantos anos atrás... Me deu vontade de ler O Pequeno Príncipe de novo... Mas, por enquanto, fico só com o trechinho que do Diógenes mandou...

"Andando, o principezinho encontrou um jardim cheio de rosas. Contemplou-as... Eram todas iguais à sua flor. E deitado na relva, ele chorou... E foi então que apareceu a raposa.
- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.
- Que quer dizer "cativar" ?
- É uma coisa muito esquecida. Significa criar laços... Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. Eu não tenho necessidade de ti e tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, teremos necessidade um do outro. Serás para mim, único no mundo. E eu serei para ti, única no mundo. Minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. O teu passo me chamará para fora da toca, como se fosse música. A gente só conhece bem as coisas que cativou.
- Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
- É preciso ser paciente. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Cada dia te sentarás mais perto... Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde às três, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!
Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:
- Ah! Eu vou chorar... a gente corre o risco de chorar um pouco, quando se deixou cativar. E acrescentou:
- Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua, é a única no mundo. É simples o segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos. Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
- O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar...
"Os homens do teu planeta, disse o principezinho, cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e nunca encontram o que procuram... E no entanto, o que eles buscam poderia ser achado numa só rosa, ou num pouquinho d'água... Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração...""
(O Pequeno Príncipe - Antoine De Saint-Exupéry)

Hoje: Três anos sem o vovô Ângelo. Saudade mais que gigante dele! Cativador de marca maior!

9 comentários:

Eu* disse...

ai, ai, ai, Thaís.....este livro é um marco pra mim - adulta - porque qdo eu era adolescente e li este livro, não sabia nem que valor ele possuía....
hoje com tantos altos e baixos,o tenho como referência. baseado na conversa do principezinho com a raposa e tb pelo amor dele por sua rosa, me atrevi a compor uma música e coloca-la no festival da canção daqui de minha cidadezinha-Itanhandu/MG. Amo uma pessoa(até hoje!!!AAAAFFFFF!!!!) e fiz para ele esta canção. ele tocou teclado, meu amigo tocou violão e outros 3 amigos(Alexandra e seus 2 filhos) cantaram-na. Foi tao lindo.....ai, até choro qdo lembro daquele momento....
Hoje ainda não sei o que é cativar, mas sei que é necessidade básica na vida.
Beijo!!! Gisele

Eu* disse...

Aqui está a música:
A flor que mora na estrela
( Gisele Lamin Mota/Wagner Passos de Sousa Pinto)

A flor que mora na estrela
Parece uma margarida
É branca de olhos verdes
Alguém que eu conheço na vida!
A flor que mora na estrela
Parece uma margarida
Eu gosto tanto de vê-la
Na juventude florida.


Passados vãos
Vão sem memória
Ficam as frases,
Perpétuas na história.
O muro é de jaspe
A estrada ilusória
Que me leva hoje


Mando um beijo,
Corto o desejo
Para manter o meu amor todinho aceso!

beijim!Gisele

Andreia disse...

Que lindo isso! Você tem razão, quando criança não dá pra captar toda a mensagem, mas não se engane, porque nós os adultos também não conseguimos 100%. Acho que talvez seja este o grande mérito de Saint-Exupéry, que criou algo tão universal, que consegue ir além dos tempos e idades.

Um abraço! ;)

Anônimo disse...

"Há uma palavra perdida, já quase esquecida, e me fez relembrar. Contendo sete letrinhas que todas juntinhas se lê: CATIVAR. Cativar é amar! É também carregar um pouquinho da dor que alguém tem que levar... Cativou, disse alguém, laços fortes criou. Responsável é você, pelo que cativou! Num deserto tão só, entre homens também, vou tentar cativar, viver perto, bem perto, de alguém!" Acho que quero ler esse livro denovo!

Cadinho RoCo disse...

A sua lembrança do avô Ângelo coloca-o perto de você.
http://cadinhoroco.loginstyle.com

Jéfi disse...

nossa nossa.. muito atrasado.. hermana hermosa.. me manda seus posts por mail???
fica mais facil de te ler.. ai ai

beijãooo
saudade imensa

Jéfi disse...

pronto. já li o blog todo.
rs

sabe que me cativa só de existir né?
sabe que mesmo sem escutar sua voz por quase mês, continua a me cativar.
sabe que escuto sua voz me dando conselhos, mesmo sem vc nem saber do que se trata, e mesmo sem vc nem estar falando comigo?
sabe que sinto sua falta a cada segundo que tou longe de vc, mas quando a gente se vê é como se não tivesse passado tempo algum longe?

ELE já cantava "quando não estás aqui, sinto falta de mim mesmo" e num é?

Unknown disse...

Eu comecei a ler "Pequeno Príncipe" para as crianças essa semana. Eles estao gostando...

Thaís... já tô com comentário de novo! E tô repassando um e-mail muito legal sobre "curso para marido" você vai gostar!

Beijao fiá miá

Thaís disse...

Cadinho Roco, tentei ir ao seu blog pra retribuir e agradecer a visita, mas aí acabei descobrindo que você não tem blog. Tentei mandar um e-mail, mas sei lá porque não deu certo! Obrigada pela visita! Adoro quando as pessoas, de um jeito ou de outro, acabam chegando aqui e perdem ou ganham seu tempo me lendo um pouquinho... Valeu mesmo! Sobre o vovô, ele está sempre comigo, aqui no coração!

Abração pra você!